TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

pioneirismo

Tribunal de Contas e UFC devem firmar parceria para atestar qualidade do asfalto no Ceará

17.04.19

Sabe aquela malha viária que se deteriora rapidamente com a chegada das primeiras chuvas? E o asfalto que cede logo após um recapeamento? Esses problemas poderão ser solucionados com a parceria a ser firmada entre o Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que visa atestar a qualidade da pavimentação nas estradas cearenses, municipais e estaduais.

Na manhã desta quarta-feira (17/4), o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex), sob a gestão de Raimir Holanda (secretário), visitaram o Centro de Tecnologia em Asfalto do Norte/Nordeste, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, o primeiro em infraestrutura de transportes à frente de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais de Infraestrutura (INCT-Infra) no Brasil.

A visita constituiu em firmar parcerias para unir a expertise do Tribunal em auditorias e da UFC em equipamentos com três principais objetivos: atualização das normas rodoviárias, a indústria 4.0 com uso da tecnologia e análises de dados e a comparação “As Built”, que significa “como construído”, ou seja, amostras cilíndricas de asfalto são recolhidas e passam por processos de decomposição a fim de verificar se o produto final está de acordo com o projeto original.

O coordenador do Centro, professor Jorge Soares, mostrou as instalações do Laboratório de Pavimentação Asfáltica e os equipamentos utilizados para atestar a qualidade asfáltica com testes rápidos, como por exemplo, se a composição dos produtos está dentro do padrão para evitar a rápida deterioração nos pavimentos asfálticos.

O objetivo do Tribunal de Contas, segundo o presidente Edilberto Pontes, é evitar a má qualidade na malha viária cearense, prevenindo danos ao erário e prestando um serviço de excelência à sociedade. “O Tribunal tem o dever constitucional de fiscalizar os gastos públicos, entre eles os de infraestrutura. A parceria tem o objetivo de melhorar a qualidade da pavimentação, garantindo mais segurança e um melhor serviço ao cidadão.”

“Trabalhamos com ciência e inovação, mas para que todo conhecimento produzido aqui possa ser aplicado, é importante que vários atores estejam articulados. E um desses atores importantes é o Tribunal de Contas, que tem uma equipe organizada pelo presidente Edilberto Pontes. O Tribunal é um elo fundamental para que tenhamos rodovias de qualidade no Estado do Ceará”, ressaltou Jorge Soares.

As equipes de engenheiros do Tribunal e da UFC irão se reunir novamente para planejamento das ações. Em breve, será feito o projeto-piloto de uma estrada em recuperação e testes para verificar o cumprimento do projeto. “O próximo passo é firmar a parceria com a UFC. Nosso intuito é de, nas próximas auditorias de construções e reformas de estradas, utilizar a análise de corpos de provas extraídos das estradas, o que elevará os trabalhos feitos pelo Tribunal para um patamar ainda mais alto”, destacou o secretário Raimir Holanda.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.