especialização

Disciplina aborda ferramentas para exploração e representação de dados

24-04-19

Analista de Sistemas da Universidade de São Paulo, na unidade da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Marcelo Corrêa Alves foi convidado a ministrar disciplina do terceiro módulo da especialização “Fronteiras do Conhecimento em Auditoria Governamental: Desafios para o Século XXI”, do TCE Ceará. As aulas da disciplina “Exploração de dados e representação visual” iniciam-se nos dias 26 e 27/4, na sede do Cambeba.

Marcelo Corrêa Alves é graduado em Engenharia Agronômica pela USP, com especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba e é doutor em Biologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui experiência em agroinformática e planejamento e análise de dados de experimentos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

A disciplina tem carga horária de 24h, sendo finalizada em 3 e 4 de maio, e possui dentre os temas de discussão o uso de ferramentas como Business Inteligence (BI) e a análise de objetos para representação de análise de dados (gráficos, Key Performance Indicators (KPIs), mapas e dashboards).

Coordenada pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), a Pós-Graduação é composta por quatro módulos de disciplinas (Perfil Comportamental, Área de Atuação do Auditor, Ciência de Dados e Metodologias) com carga horária total de 384 horas/aula.