Pós-graduação para servidores do TCE oferta duas disciplinas em maio

15-05-19

Serão ofertadas em maio duas disciplinas da Pós-Graduação “Fronteiras do Conhecimento em Auditoria Governamental: desafios para o século XXI”, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará: “Análise de Eficiência” e “Metodologia da Pesquisa”. A primeira será realizada nos dias 17, 18, 24 e 25, na sede Cambeba, ministrada pelo professor de Economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Carlos Eduardo Osório Xavier. Já as aulas de “Metodologia da Pesquisa” ocorrem em 22 e 29/5 e em junho (5), no auditório do IPC, tendo como professor, Diogo de Queiroz Machado, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Convidado para ministrar “Análise de Eficiência”, Carlos Eduardo Osório Xavier é pós-doutor pela UFSCAR e doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP), sendo graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. A disciplina objetiva apresentar conceitos de produtividade, eficácia e eficiência, modelos de análise e sua aplicação em softwares.

De acordo com Instituto Plácido Castelo (IPC), responsável pelas ações educacionais do Tribunal, algumas aulas da disciplina “Metodologia da Pesquisa”, que faz parte do último módulo da especialização, foram antecipadas no intuito de otimizar a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso. As aulas ocorrem no auditório do IPC, no horário de 8 às 12h, tendo como professor, Diogo de Queiroz Machado.

Com o intuito de discutir fundamentos da metodologia científica, técnicas de pesquisa e normas para elaboração de trabalhos acadêmicos, a disciplina será ofertada pelo professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diogo de Queiroz Machado. O professor é avaliador em periódicos nacionais e internacionais, e desenvolve pesquisas nas áreas de gestão da tecnologia, educação e sustentabilidade e análise de redes organizacionais.

Com carga horária total de 384 horas/aula, a Pós-Graduação, iniciativa do IPC, é composta por quatro módulos de disciplinas (Perfil comportamental, Área de atuação do auditor, Ciência de dados e Metodologias), sendo patrocinada integralmente pela Corte de Contas ao corpo de servidores.