Desenvolvimento

Semana do Meio Ambiente traz ações para estimular sustentabilidade entre servidores

31-05-19

Alcançar o desenvolvimento satisfazendo as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Esse é o grande desafio das organizações que fazem da sustentabilidade um guia para suas ações. Integrando essa lista de instituições comprometidas com o amanhã, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará realiza uma semana com atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. 
 
As ações começam já na segunda-feira (3/6), durante o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2019, a ser realizado no Centro de Eventos do Ceará, dias 3 e 4/6. No estande do TCE Ceará, exposto durante os dois dias do encontro, uma equipe de servidores disseminará informações sobre a Política de Sustentabilidade do Tribunal, entre outras ações.

O objetivo é estimular a adesão de jurisdicionados ao Selo TCE Ceará Sustentável, assunto que será abordado na terça-feira (4/6), na palestra “Sustentabilidade na gestão pública”, proferida pelo controlador do Tribunal, Wesmey da Silva, às 14 horas. Para receber o Selo, os jurisdicionados deverão atender uma série de requisitos a serem divulgados, em breve, por meio de edital. 

Palestra

Na quarta-feira (5/6), Dia do Meio Ambiente, o Comitê de Logística Sustentável, em parceria com a Coordenadoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat), promove a palestra "Como suas escolhas alimentares podem impactar o meio ambiente?". A exposição será proferida pela nutricionista Carolina Araripe, graduada pela Unifor + University of Queesland (Australia) e pós-graduanda em Nutrição Vegetariana, às 9h30, no Plenário do Edifício Sede.

Antes da palestra, acontecerão lançamentos dos cursos à distância “Educação e Gestão Ambiental” e “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos : Principais Aspectos” , promovidos pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), e da campanha "Copo Zero", que estimula servidores e colaboradores a utilizarem menos copos descartáveis no Tribunal, trazendo suas próprias garrafinhas, copos ou canecas. 

Ar livre

Para finalizar a semana, será realizada no sábado (8/6), às 7h30, uma caminhada seguida de piquenique no Parque do Cocó. A ideia é integrar servidores e familiares para divulgar questões como a alimentação saudável. 

Para Silvânia Brilhante, Diretora Administrativa e Financeira e coordenadora do Comitê de Logística Sustentável, as ações da semana do Meio Ambiente são de grande importância porque todas as temáticas trabalhadas nos eventos estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pelas Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Nesses objetivos estão pontuados que, até 2030, nós precisamos alcançar várias metas de eixos sustentáveis. O Plano de Logística Sustentável do TCE e a adesão dos jurisdicionados para receber o selo TCE Sustentável, por exemplo, também possuem correlação com as ODS”, pontuou a Diretora.  “É de relevância que os servidores tomem conhecimento que pequenos gestos e ações feitas no dia a dia possam melhorar cada vez mais a qualidade de vida”, finalizou. 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente

Dias 03 e 04/06/2019


Participação do TCE/CE no Seminário: Gestão, inovação e sustentabilidade 

Lançamento do Selo TCE Ceará Sustentável no Painel 3: Sustentabilidade, que será no 04/06 (terça-feira), às 14h.

Local: Centro de Eventos.

05/06/2019 - quarta-feira

 - Palestra com tema:  "Como suas escolhas alimentares podem impactar o meio ambiente? " 

Palestrante : Carolina Araripe
Graduada pela UNIFOR + University of Queesland (Australia) e pós-graduanda em Nutrição Vegetariana

- Lançamento de cursos na modalidade à distância / EAD - Promovidos pelo IPC

Curso 1: Curso Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos : Principais Aspectos (03/06 a 08/07/2019)

Curso 2: Curso Educação e Gestão Ambiental (17/06 a 15/07/2019)

- Lançamento da campanha "Copo Zero"

Os servidores e colaboradores serão estimulados a utilizarem menos copos descartáveis no Tribunal, trazendo suas próprias garrafinhas, copos ou canecas. 

Local: Plenário do Edifício Sede, às 9h30

08/06/2019 - sábado

Caminhada e Piquenique no Parque do Cocó

Local: Parque de Cocó

Horário: 7:00h - 7:30h alongamento e em seguida uma caminhada, no retorno será servido um lanche.
 

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.