boas práticas

TCE Ceará incentiva fortalecimento da gestão pública com práticas inovadoras

03-06-19

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará participa do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2019. O evento acontece nesta segunda e terça-feira (3 e 4/6), no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Em sua sétima edição, o encontro que reúne prefeitos, secretários, vereadores, empresários e servidores públicos cearenses trouxe como tema central "Desenvolvimento Cooperado, Inovação e Sustentabilidade". A iniciativa visa aumentar o diálogo e disseminar boas práticas inovadoras entre os administradores públicos estaduais.

Junto ao governador do Ceará, Camilo Santana, e ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, compôs a extensa mesa de honra, que contou com demais autoridades locais como o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, presidente da Associação dos Municípios (Aprece), Nilson Diniz, e Igor Queiroz, diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz.

Na abertura, esta manhã (3/6), Camilo Santana enfocou o atual cenário econômico para que os administradores públicos possam tirar do momento os bons ensinamentos e agirem em prol do bem público. Roberto Cláudio destacou o importante papel fiscalizador do Tribunal de Contas, assim como dos demais órgãos de controle, principalmente no que antecede o trabalho de auditorias, o de orientar para não errar, palavras também do Governador. Nilson Diniz enfatizou a necessidade de se fazer mais com menos, diante dessa crise.

Um dos realizadores do encontro, o TCE Ceará participou com o seu trabalho de capacitação para o fortalecimento da gestão pública, incentivando junto aos administradores a adoção de políticas que tenham um impacto na vida do cidadão. "Mais do que dever constitucional, o Tribunal de Contas tem a obrigação de orientar os gestores públicos nas suas atividades. Os municípios precisam adotar práticas inovadoras e de sustentabilidade da forma mais transparente possível. Atualmente estamos com o programa TCEduc, visitando todas as regiões do Estado levando capacitações aos 184 Municípios cearenses" destacou Edilberto Pontes.

Um grande debate sobre a "Reforma da Previdência: Desafios e impactos dos entes federados" marcou o primeiro dia do encontro. A mesa foi presidida pelo diretor de Relações Institucionais do Sistema Verdes Mares, jornalista Paulo César Norões, teve como palestrante o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, deputado federal Mauro Filho, e como debatedores os presidentes do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e da União dos Vereadores (UVC), Guto Mota. Edilberto Pontes falou sobre a importância de aprofundar o debate sobre as regras de transição na nova reforma da previdência e a produtividade no Brasil.

A Corte de Contas está com um estande montado nos dois dias de seminário, onde suas ações são divulgadas entre os participantes por meio dos setores de orientação técnica, ouvidoria e do Instituto Plácido Castelo, além da distribuição de publicações, entre elas a Revista Controle - Doutrina e Artigos, que reúne trabalhos científicos.
O conselheiro corregedor do TCE Ceará, Valdomiro Távora, e a procuradora de Contas do Ministério Público Especial junto à Corte, Cláudia Patrícia, estiveram neste primeiro dia do evento, se somando ao público superior a 700 participantes.

Saiba mais

Nesta terça-feira (4/6), o TCE Ceará vai apresentar o case "Ferramenta Contexto: Inovação, transparência e prestação de contas", com o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Alexsandre Silva; painel "Sustentabilidade na Gestão Pública", com o controlador do TCE, José Wesmey da Silva; "Engajamento da Sociedade na Gestão Pública", com o assessor da Ouvidoria do Tribunal, Virgílio Nascimento; e a participação do secretário executivo do Instituto Plácido Castelo (IPC), Paulo Alcântara, como debatedor no painel "Inovação no Setor Público "; dentre outros temas da ordem do dia.

O 7° Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos 2019 é uma realização da Aprece, TCE Ceará, Instituto Future, Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e o jornal Diário do Nordeste.