melhorias

TCE Ceará participa de lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde

19-08-19

“Em até dois anos, todas as unidades de saúde do Estado do Ceará estarão integradas.” A meta foi anunciada pelo governador Camilo Santana, durante lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde, na manhã desta segunda-feira (19/8), no Palácio da Abolição. A iniciativa objetiva revolucionar a Secretaria da Saúde (Sesa) em “uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora, o que vai demandar um investimento de R$ 600 milhões já garantidos.” A plataforma será gerida pela Sesa.

Entre as melhorias propostas, a nova ferramenta promete aos 85% da população cearense que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhar o histórico dos pacientes. Camilo Santana  agradeceu a presteza do secretário da Saúde, Dr. Cabeto (Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho) em liderar esse desafio pela expertise em colaborar com o processo de engrandecimento da saúde púbica cearense, juntamente com os demais profissionais da área.

O Governador também destacou a presença do presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, “responsável pelo controle das contas deste Estado”. O TCE tem contribuído para a melhoria da excelência da gestão pública cearense.

Em maio passado, atendendo à solicitação do Secretário da Saúde, a Escola de Contas do Tribunal, Instituto Plácido Castelo (IPC), promoveu um curso de capacitação sobre as fases de planejamento e execução das compras e aquisições públicas, evidenciando os riscos e os controles a serem aplicados pelos gestores e servidores da saúde.

Além da Plataforma de Modernização, foram apresentadas à população outras melhorias na área da saúde como o pacote de medidas para fortalecimento da Rede de Atenção Primária e a criação do Hub da saúde. Camilo Santana apontou, também, as ações de melhoria nos equipamentos de saúde, citando a regionalização dos hospitais no interior do Ceará, e pediu a órgãos e entidades que unam força para avançar mais na área da saúde. “Os recursos são poucos, mas faltava um processo de governança, de planejamento, de integração, para sermos mais eficientes na gestão desse sistema”.

Do TCE Ceará, também participaram do evento o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, representando o diretor-presidente da Escola, conselheiro decano Alexandre Figueiredo, e o assessor da Presidência, Juraci Muniz.

* Com fotos de Carlos Gibaja – Governo do Ceará.