TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

pós-graduação

TCE Ceará e USP assinam convênio para realizar curso de especialização sobre Smart Cities

06.09.19

Um convênio entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a Universidade de São Paulo (USP) vai garantir a realização do curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu): Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities). O documento foi assinado na manhã desta sexta-feira (6/9) pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo magnífico reitor  da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, no gabinete da Reitoria, em São Paulo.

“Para nós, do TCE Ceará, é uma grande honra firmar essa parceria tanto pela importância da Universidade quanto pela relevância do tema,” afirmou o presidente Edilberto Pontes. Presente ao momento, a conselheira Patrícia Saboya destacou o papel orientador do Tribunal de Contas a fim de evitar atecnias que possam ser cometidas pelos gestores por falta de conhecimento.

Segundo o reitor Vahan Agopyan, “a universidade tem o dever e a obrigação de compartilhar seu conhecimento com a sociedade, e o poder público é um parceiro muito importante. Espero que esse modelo seja replicado em outros estados e com outras instituições, públicas ou privadas”.
 
O curso, realizado por meio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, busca ofertar serviços públicos cada vez mais qualificados, com uso de novas tecnologias e sistemas de informação. O objetivo é desenvolver habilidades para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada, a partir do impacto das novas tecnologias e da revolução digital, bem como o uso de informações estatísticas para gerar conhecimento e aprimorar as políticas públicas nas cidades urbanas. 

A especialização é composta por 21 disciplinas: são quatro módulos, cursados durante 24 meses – Novas Tecnologias para Gestão Pública, Gestão Inteligente das Cidades, Cidadania Inteligente e Metodologia de Pesquisa Científica. No total, a especialização terá 436 horas: 352 horas de aulas presenciais em sala, 60 horas para monografia e 24 horas de seminários. 

As inscrições para o processo seletivo on line estão abertas e acontecerão até o dia 4 de outubro. Serão ofertadas 110 vagas. Podem participar graduados, que trabalham nas quatro esferas de governo dos três Poderes, bem como dos órgãos de controle externo, com especial enfoque nos Tribunais de Conta, da academia e profissionais liberais que tenham interesse em desenvolver competências e ampliar seus conhecimentos nos temas de gestão pública e cidades inteligentes (Smart Cities).

Do TCE, também participou da solenidade o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra. Da Universidade, prestigiaram o momento a diretora da EACH, Profª. Drª. Mônica Sanches Yassuda; o vice-diretor da EACH, Prof. Dr. Ricardo Ricci Uvinha; a Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EACH, Profª. Drª. Fabiana de Sant’Anna Evangelista; os coordenadores da Especialização, Profª. Drª. Ana Carla Bliacheriene e Prof. Dr. Luciano Vieira de Araújo.

Mais informações no site: http://www.each.uspnet.usp.br/pos-ppci/ 

Fotos: Marcos Santos (USP/Imagens)

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.