TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

Ambiente Sustentável

TCE Ceará inaugura Espaço Verde e amplia ações de sustentabilidade 

18.09.19

“A criação deste ambiente é um símbolo da nossa preocupação e empenho com as ações de sustentabilidade. Ser sustentável é fundamental. Valorizamos essas iniciativas e queremos que entrem no sangue da instituição, que façam parte dos nossos valores do dia a dia.” As palavras foram ditas pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, durante a inauguração do Espaço Verde TCE, na manhã desta quarta-feira (18/9).

O ambiente, localizado no hall do Edifício Antônio Coelho (sede), é uma das iniciativas previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) e será um ponto de encontro e apoio para atividades voltadas ao meio ambiente. Para o Secretário de Administração, Auriço Oliveira, o espaço “é o grande concentrador das ações do Plano de Logística Sustentável e de sustentabilidade. É o local que vai concentrar o recolhimento de materiais recicláveis, produzidos em casa e no Tribunal. Por se tratar de um tema leve, o ambiente foi pensado com a intenção de ser agradável para qualquer tipo de atividade relacionada ao assunto”, explicou. 

O espaço, harmonizado com informações sobre o meio ambiente, é um local para a coleta de materiais recicláveis. Tem caixas para coletas de pilhas, baterias, tampinhas de pet e latinhas, e estava repleto de mudas doadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), por meio do Parque Estadual Botânico. Os servidores e colaboradores do Tribunal receberam canecas de porcelana, uma continuidade da Campanha Copo Zero, que busca evitar o uso de descartáveis plásticos.

A coordenadora do Comitê Gestor de Logística Sustentável do TCE Ceará e Secretária Adjunta de Administração, Silvânia Brilhante, ressaltou que a atitude visa promover melhor qualidade de vida para as gerações futuras. “A nossa principal intenção é simbolizar ações sustentáveis do Tribunal com o Desenvolvimento Sustentável, além de cumprir as 17 ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável]”. 

O diretor de Gestão de Pessoas, Marcus Fábio, um dos membros da Comissão, reforçou que “a ideia do espaço é promover e sensibilizar os servidores quanto à relevância do tema”. Segundo o diretor de Engenharia e Logística, Adolfo Dantas, “além do valor do tema sustentabilidade, a expectativa é que o servidor compre a ideia de contribuir com a melhoria do nosso meio ambiente”.

Além do Espaço Verde, outras ações e obras previstas no Plano de Logística Sustentável do Tribunal já foram implementadas, entre elas o bicicletário, a ampliação da Assessoria de Saúde e Qualidade de Vida e a construção do refeitório.

Selo TCE Ceará Sustentável

Prossegue até o próximo dia 30 de setembro o prazo de inscrição para o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019. Toda ação, projeto, prática ou campanha alinhados com um ou mais ODS, descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal institucional do Tribunal de Contas, através do preenchimento completo do “Formulário de Inscrição”.

A divulgação do resultado será via Portal Institucional e Diário Oficial Eletrônico da Corte de Contas. Os jurisdicionados responsáveis pelas iniciativas habilitadas serão agraciados com o “Selo TCE Ceará Sustentável 2019” em Sessão Solene no Plenário.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Acesse a Galeria de Imagens

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.