Ações itinerantes

TCEduc finaliza 7ª etapa em Iguatu e alcança mais de 12 mil participantes

19-09-19

Foram concluídas, em Iguatu, as atividades da 7ª edição do TCEduc, programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo. Além do município, Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Quixelô e Várzea Alegre também receberam as capacitações, nesta quinta-feira (19/9). O projeto já alcançou 12.158 pessoas no interior cearense.

No total, 996 participantes foram contemplados com as seis qualificações simultâneas sediadas em Iguatu, destinadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros e ouvidorias, estudantes e sociedade em geral. Nesta edição, Icó e Iguatu somaram 2.035 participantes.

O público assistiu, ao longo das duas ações, aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.

Estudantes conferiram palestras que despertam o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Encerrando as atividades, os participantes foram capacitados pelo Programa Agente de Controle, que visa contribuir para um maior controle social.

Os gestores e servidores foram contemplados com cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”.

Educação continuada

Até o fim de 2019, a ação pioneira do TCE Ceará, por meio do IPC, terá percorrido 100% do território cearense, com expectativa para contemplar 20 mil participantes. As atividades itinerantes já tem destino definido. A próxima parada do projeto será em Brejo Santo (8/10) e, em seguida, será a vez de Crato (10/10).