TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

FERRAMENTA TECNOLÓGICA

TCE Ceará conhece projeto-piloto de ferramenta de segurança pioneira no setor público

08.10.19

O presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, recebeu consultores contratados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentaram tecnologia blockchain, uma espécie de “livro contábil” que faz o registro de uma transação de moeda virtual de maneira confiável e imutável. A ideia é utilizar a ferramenta durante a auditoria do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará (Proexmaes II). A reunião aconteceu na sala da Presidência, nesta terça-feira (8/10).

Além dos consultores do BID, Alejandro Prince e Lucas Jolías, estiveram no encontro o conselheiro corregedor do TCE, Valdomiro Távora, o secretário de Controle Externo, Raimir Holanda, o assessor de Planejamento, Governança e Gestão, Glinton Bezerra, e o servidor da Gerência de Fiscalização de Demonstrações Financeiras e Receitas, Manuel Salgueiro. Durante a manhã da terça-feira, demais gestores do Tribunal também conheceram a ferramenta.

O projeto-piloto prevê que o BID disponibilize um recurso direcionado para a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), executora do Proexmaes II, a fim de desenvolver a ferramenta tecnológica e garantir que as aquisições realizadas no âmbito desse programa de financiamento sejam criptografadas. 

De acordo com Glinton Bezerra, “caso o recurso seja aprovado pelo BID, a auditoria usará o blockchain como protocolo para dar mais segurança e confiabilidade em todo processo. Isso vai ser produzido como piloto e, futuramente, a ideia é que possa ser utilizado pelo TCE em outras situações”. O Assessor de Planejamento lembra, ainda, que o Tribunal será o primeiro órgão público a utilizar a ferramenta blockchain em auditorias como um protocolo de segurança.
 
Após a conclusão da análise de viabilidade pela equipe do Banco Internacional, prevista até o fim deste mês outubro, o TCE Ceará incluirá no fluxo até o final da auditoria, com o intuito de reduzir risco de qualquer tipo de alteração do documento.

Proexmaes II

Em construção por uma equipe técnica da Secretaria da Saúde (Sesa) e por consultores do BID, a segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará (Proexmaes II) investirá ações em dez projetos estratégicos na transformação e no aperfeiçoamento do sistema público de saúde. A ideia é mudar o foco do modelo de saúde assistencial do Estado de problemas agudos para a prevenção de doenças crônicas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.