capacitação continuada

TCEduc reúne mais de mil participantes durante capacitações em Brejo Santo

09.10.19

A 8ª etapa do TCEduc iniciou nesta terça-feira (8/10), em Brejo Santo, no Sul do Ceará. O programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), contemplou 1.127 pessoas na cidade-sede e nos municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte e Porteiras. Nesta quinta-feira (10/10), a equipe do TCEduc segue para o Crato, e contará com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes.

Durante todo o dia, aconteceram seis capacitações simultâneas, com ações de formação voltadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, abrangendo atividades destinadas à sociedade e ao público estudantil. O público conferiu aulas desenvolvidas pela equipe de servidores do IPC, do TCE Ceará e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação, que leva o projeto Educação e Cidadania – Contra a Corrupção.

Os gestores e servidores puderam conferir cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”. Houve ainda ação do programa “Agente de Controle”, voltada para o público estudantil.

Com as atividades em Brejo Santo, o programa chega a 13.285 participantes. Na oitava etapa, que será concluída no Crato, o programa somará 136 cidades alcançadas. Até o final do ano, as atividades chegarão a todos os 184 municípios cearenses. Durante os encontros, está sendo disseminado o Selo TCE Ceará Sustentável, lançado por meio do Edital nº 01/2019, que integra a Política de Sustentabilidade desta Corte de Contas.

Confira a programação no Crato:

Programa Agente de Controle (manhã)
E.E.E.P Professor Moreira de Souza – Rua do Cruzeiro, 497 – São Miguel – Juazeiro do Norte

Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles
(Centro de Convenções do Cariri – Av. Padre Cícero, 4400)

Controle Interno: Governança, Risco e Compliance
(Centro de Convenções do Cariri – Av. Padre Cícero, 4400)

8h às 17h
Aspectos Relevantes da Gestão Administrativa e Orçamentária no Poder Legislativo

Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público

8h às 12h
Educação e Cidadania – Contra a Corrupção