Tecnologia na Administração pública

TCE Analytics Day apresenta palestras e cases sobre iniciativas na área de inovação

18-10-19

Tecnologia, inovação e análise de dados foram temas centrais do TCE Analytics Day, realizado nesta sexta-feira (18/10), na corte cearense. O público lotou o auditório do Edifício 5 de Outubro durante todo o dia, com palestras sobre o uso de estatística digital para tomada de decisões mais eficientes, fomentando novas iniciativas e debates sobre possibilidades da área da tecnologia.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o evento foi idealizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Na abertura, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, ressaltou a relevância dos debates para o fortalecimento das instituições. “A tecnologia amplia as possibilidades de políticas públicas, e as instituições precisam acompanhar espírito do tempo. Para isso, precisamos estar ao lado das principais tendências e sermos  intensivos nesse tipo de abordagem”.

Introdução ao reconhecimento de padrões e inteligência artificial foi o tema apresentado pelo Prof. Dr. Guilherme Barreto. Para o educador, atualmente há recursos computacionais abundantes. “Boa parte da teoria estatística e matemática, armazenamento e processamento de dados vêm sendo convertido ao longo do tempo. Precisamos entender como as ferramentas tecnológicas funcionam e, de posse dessa informação, extrair conhecimento”, endossou.

Além as palestras, foram apresentados cases desenvolvidos por profissionais de diferentes setores do Tribunal. O secretário de Tecnologia da Informação, Alexsandre Silva, expôs sua experiência sobre identificação de irregularidades em compras públicas usando ferramentas analíticas, solução integrada de análise de dados e inteligência analítica para combate à fraude e à corrupção no Estado. Chatbot para Central de Serviços, um programa de computador que simula uma conversa humana em um chat, foi o case apresentado pelo servidor da Diretoria de Informação e Inovação, Cláudio Rodrigues.

“Precisamos entender que estamos sendo impactados com as novas tecnologias. Isso influencia diretamente nossa forma de convívio com os dados”, explicou a professora e presidente do Conselho Regional de Estatística (SP), Adriana Silva, durante a palestra “Como transformar o mundo analiticamente”.

Tecnologia na Administração Pública

Na segunda etapa do evento, “A análise de dados do TCU” foi apresentada pelo auditor Federal do Tribunal de Contas da União, Samuel Montenegro. Na oportunidade, os participantes conheceram o funcionamento do Laboratório de Informações e Controle (Labcontas), um sistema de grande alcance que integra 96 bases de dados, 55 organizações de controle e uma média de 580 usuários, sendo 249 do controle externo.

Novos cases de profissionais do TCE Ceará foram demonstrados durante a tarde. O analista de Controle Externo, Rafael Menezes, expôs a sua experiência sobre a Análise da Eficiência da Arrecadação do ISS. A Análise do Indicador de Efetividade da Gestão Municipal na Dimensão Educação (i-EDUC) foi apresentada pelo servidor Antônio Leal Sobrinho, e o Modelo Matemático para Redistribuição Balanceada de Processos, foi retratado pelo colaborador Judecir Cavalcante, ambos da Diretoria de Informação e Inovação.

O Prof. Dr. José Macedo, da Universidade Federal do Ceará, proferiu palestra sobre Big Data e Inteligência Artificial aplicada à Segurança Pública. Segundo ele, “projetos desenvolvidos na área da segurança pública visam reunir os dados e facilitar análises posteriores. A tecnologia big data, por exemplo, vai permitir à segurança pública integrar, processar, em tempo real, e trabalhar essa informação para levar o dado analítico para o tomador de decisão”.

Ao final do evento, o secretário Alexsandre Silva e o Diretor de Informação e Inovação, Sávio Braga, orientaram o público sobre o Hackathon TCE Ceará, concurso cultural de tecnologia e inovação que acontecerá de 22 a 24 de novembro, no SEBRAELAB, em Fortaleza.

Saiba mais sobre o Hackathon TCE Ceará aqui.

Clique e acesse a galeria de imagens.