capacitações

TCEduc finaliza 10ª etapa em Paracuru e alcança mais de 19 mil participantes

29-11-19

Foram concluídas, em Paracuru, as atividades da 10ª edição do TCEduc, programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo. Além do município, Amontada, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Paraipaba, Pentecoste, São Luiz do Curu, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama também receberam as capacitações, nesta quinta-feira (28/11). O projeto já alcançou 19.005 pessoas no interior cearense.

No total, 1.184 participantes foram contemplados com as seis qualificações simultâneas sediadas em Paracuru, destinadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros e ouvidorias, estudantes e sociedade em geral. Nesta edição, Canindé e Paracuru somaram 2.079 participantes.

O público assistiu, ao longo das duas ações, aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.

Estudantes conferiram palestras que despertam o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Encerrando as atividades, os participantes foram capacitados pelo Programa Agente de Controle, que visa contribuir para um maior controle social.

Os gestores e servidores foram contemplados com cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”.

Educação continuada

Nessa décima etapa, a ação pioneira do IPC passa a somar 171 municípios alcançados, o que representa 93% do Estado. A última etapa do projeto ocorrerá em Aquiraz, no próximo dia 12 de dezembro, com expectativa para contemplar 20 mil participantes.