capacitações

TCEduc finaliza 10ª etapa em Paracuru e alcança mais de 19 mil participantes

29.11.19

Foram concluídas, em Paracuru, as atividades da 10ª edição do TCEduc, programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo. Além do município, Amontada, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Paraipaba, Pentecoste, São Luiz do Curu, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama também receberam as capacitações, nesta quinta-feira (28/11). O projeto já alcançou 19.005 pessoas no interior cearense.

No total, 1.184 participantes foram contemplados com as seis qualificações simultâneas sediadas em Paracuru, destinadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros e ouvidorias, estudantes e sociedade em geral. Nesta edição, Canindé e Paracuru somaram 2.079 participantes.

O público assistiu, ao longo das duas ações, aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.

Estudantes conferiram palestras que despertam o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Encerrando as atividades, os participantes foram capacitados pelo Programa Agente de Controle, que visa contribuir para um maior controle social.

Os gestores e servidores foram contemplados com cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”.

Educação continuada

Nessa décima etapa, a ação pioneira do IPC passa a somar 171 municípios alcançados, o que representa 93% do Estado. A última etapa do projeto ocorrerá em Aquiraz, no próximo dia 12 de dezembro, com expectativa para contemplar 20 mil participantes.