Novas atividades

TCEduc expande ações educacionais e conta com nova parceria nas capacitações

13-02-20

O programa de capacitação continuada TCEduc iniciará suas atividades de 2020 no mês de março. As primeiras ações itinerantes do ano acontecerão em Mombaça e Redenção, nos dias 31 de março e 2 de abril, com programação voltada para o último ano de mandato e transição governamental. 

As visitas realizadas pelo TCE Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), tem como finalidade promover ações educacionais voltadas ao aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos gestores e servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo.

Uma das novidades para a temporada 2020 do programa é a parceria firmada com a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), durante encontro realizado nesta quinta-feira (13/2), na sede do IPC. A reunião foi coordenada pela diretora executiva do Instituto, Hilária Barreto, e pelo assessor administrativo da Presidência do TCE, Juraci Muniz. 

Segundo o presidente da UVC, Guto Mota, “o TCEduc vem fazendo um trabalho importante, oferecendo capacitações para os vereadores, presidentes de câmaras e os gestores da administração pública. O trabalho em conjunto com a UVC reforçará ainda mais essas qualificações”. A UVC levará palestras voltadas para as eleições municipais.

Este ano, o TCEduc realizará ações educacionais com abordagens práticas e interativas, promovendo a troca de conhecimento e enfocando temas que contemplam as principais orientações voltadas para a transição de governo, principalmente, quanto às vedações impostas pela legislação pertinente, e aspectos relevantes a serem observados em áreas sensíveis da administração pública no último ano de mandato no executivo e legislativo municipal. As ações serão divididas em: TCEduc Interior, TCEduc Seminários, e TCEduc na Academia. 

No TCEduc Interior, serão realizadas cinco ações educacionais simultâneas dentre cursos presenciais e, ainda, palestras em instituições de ensino, a fim de atender ao público estudantil das escolas municipais, estaduais e de ensino superior. O TCEduc Seminários, representa a realização de capacitações presenciais na sede do TCE Ceará, com temas relacionados ao objetivo do Programa. Já o TCEduc na Academia visa favorecer o processo de comunicação e intercâmbio de experiências entre o Tribunal e as Instituições de Ensino Superior (IES). 

Em 2019, o TCEduc levou ações educacionais a 100% do território cearense, contemplando os 184 municípios, com a participação presencial de 19.979 participantes. Em 2018, o programa envolveu mais de 8 mil participantes.

Cronograma

Confira as datas das atividades em cada modalidade do TCEduc e as ações itinerantes no interior do Estado por cidades-sede:

- TCEduc Interior: março a junho de 2020;
- TCEduc Seminários: agosto, setembro e novembro;
- TCEduc na Academia: agosto, setembro e novembro.

TCEduc Interior

Mombaça
31 de março

Redenção 
2 de abril

Tabuleiro do Norte
28 de abril

Aracati
30 de abril

Crato
19 de maio 

Nova Russas
21 de maio

Massapê
16 de junho

Acaraú
18 de junho

Eusébio
2 de julho

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.