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internacional

III Semana da Avaliação em Escolas de Governo será realizada em junho pela Escola de Contas do TCE Ceará

13-05-20

“Criando valor público por meio da avaliação” é o tema central da III Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) que no próximo dia 4/6 reunirá governo, academia, sociedade civil e entes privados para discutir enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), vai realizar a III SAEG em edição online, através da Ferramenta Cisco Webex, com interação via chat, coordenada por mediadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema de Gestão Educacional (Siged), na página eletrônica do IPC.

 

A III SAEG faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA).

 

“Sob a liderança do Instituto Plácido Castelo, em parceria com a Rede de Escolas de Governo Estadual e com atores-chave em avaliação e monitoramento, a SAEG 2020 promete preservar e ampliar o sucesso de edições anteriores, levando um intercâmbio de alto nível de conhecimentos e experiências para os desafios atuais da avaliação na gestão pública”, explicou a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto.

 

A Semana da Avaliação em Escolas de Governo é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública. Dada sua relevância para o campo e como estratégia de disseminação em escala, a SAEG integra há três anos o maior evento sobre Avaliação do mundo – que somente no último ano reuniu 177 instituições de 38 países na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de Avaliação e Monitoramento (A&M), beneficiando cerca de 22 mil pessoas.

 

Em sua terceira edição, a SAEG 2020 está organizada em três painéis temáticos e uma mesa-redonda sob o lema geral “Criando valor público por meio da avaliação”. Confira o programa da SAEG 2020 e junte-se ao esforço global de construção de capacidades de avaliação para a gestão pública.

Clique aqui e acesse o site da SAEG 2020

 

Histórico

 

A SAEG nasceu no Centresaf/CE (um centro regional da Escola de Administração Fazendária, localizado no estado do Ceará) por provocação de um avaliador institucional, patrocínio da Diretoria Regional daquele centro e cooperação com outros órgãos cearenses. O Centresaf/CE havia experimentado resultados gerenciais e educacionais positivos com o uso estratégico da Avaliação e reconheceu uma oportunidade institucional de estender essa aplicação para outros órgãos.

 

Assumindo seu papel, enquanto escola de governo, de promover práticas de aperfeiçoamento da gerência pública, o Centresaf/CE comprometeu-se em disseminar e convidar outras instituições a disseminarem os resultados positivos que as práticas avaliativas puderam viabilizar no desempenho de suas competências e funções organizacionais. Desde o princípio teve-se em mente que a difusão de uma cultura gestionária pautada em evidências da avaliação deveria ser liderado pelas escolas de governo, dada sua posição privilegiada na construção de capacidades estatais. Pretendeu-se desde as primeiras reuniões da Coordenação Geral que este evento se tornasse anual e se consolidasse em alguns anos como uma atividade autônoma e especializada: organizada por escolas de governo, para escolas de governo e por meio de escolas de governo. (Trecho do relatório da SAEG 2018).

 

Assim, a primeira edição da SAEG contou com uma programação extensa e abrangente, onde foram discutidas diversas aplicações fundamentais de A&M no contexto da Administração Pública, da avaliação de políticas à avaliação de desempenho individual, buscando colocar essa ferramenta de gestão em pauta na agenda prioritária das instituições cearenses. Em um trabalho conjunto, instituições públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário – da União, Estado e Município – marcaram presença como expositores de uma programação diversificada para vários públicos, composta por um seminário, duas mesas-redondas, dois cursos e uma conferência. Confira como foi a primeira edição clicando AQUI.

 

Em 2019, a programação se volta para a avaliação em sentido estrito, especificamente para a Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) – inserida em contextos de desenvolvimento de pessoas por meio de processos de capacitação; materializando, com isso, compromissos assumidos na primeira edição da Semana, via Carta de Intenções que previa ações para o fortalecimento de capacidades avaliativas no serviço público. Por isso, todos os sete eventos da segunda edição foram orientados para a Avaliação de TD&E em cinco níveis de aplicação: diagnóstica, de reação, de aprendizagem e de impacto (comportamento e resultados). Na edição de 2019 a coordenação da SAEG passa ser exercida pela Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, sendo liderada pela escola coordenadora da Rede (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP), com o apoio das demais colegiadas. Confira como foi a segunda edição clicando AQUI.

 

Agora, em sua terceira edição, a SAEG 2020 alcança o status de um evento internacional com alcance para todo o ambiente nacional de escolas de governo do Brasil. Sob a liderança do Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE) em parceria com atores-chaves em avaliação e monitoramento, a SAEG 2020 promete preservar e ampliar o sucesso de edições anteriores, levando um intercâmbio de alto nível de conhecimentos e experiências para os desafios atuais da avaliação na gestão pública.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

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