Seminário Virtual

Webinar do IPC discute os desafios do processo eleitoral em tempos de pandemia

11-06-20

Nesta quarta-feira (10/6), a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC) promoveu o webinar “Eleições em tempos de pandemia”, por meio da plataforma Cisco Webex. O encontro virtual é uma das atividades da Especialização Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, realizada pela Corte cearense, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e foi acompanhado por pessoas de vários estados do Brasil.

O webinar teve como mediadores os professores doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo, coordenadores da Especialização iniciada em março deste ano. Para analisar a conjuntura e os desafios do processo eleitoral em tempos de pandemia, o seminário virtual contou com a participação da médica e professora da Escola Paulista de Medicina, Lara Miguel Quirino, e do advogado e professor de Direito Eleitoral e Constitucional, Fabrício Medeiros, também professores doutores da Universidade de São Paulo.

Para Ana Carla Bliacheriene, “o tema tratou sobre quais são as limitações, os impedimentos, as perspectivas e a busca de algumas soluções para esse tema tão difícil no atual cenário”, afirmou. Luciano Araújo reforçou que “foi uma decisão acertada realizar esse webinar de forma aberta, para todos os públicos. Tratamos de um assunto muito pertinente, sobre o impacto da pandemia tanto na campanha, quanto nas eleições. Tivemos oportunidade de pensar em inovação, que é uma das alternativas para que a gente supere esse momento de pandemia”, destacou.

Do Instituto Plácido Castelo, coordenaram o seminário virtual a diretora executiva, Hilária Barreto, o coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz, o secretário executivo, Paulo Alcântara, e a servidora Sandra Valéria.