Com participação do TCE Ceará, levantamento premia redes municipais de ensino

24-06-20

Será realizado no dia 25/6 (quinta-feira), às 14h, o lançamento nacional do estudo “Educação que faz a diferença”, organizado pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Na oportunidade, 118 redes municipais, incluindo 19 do estado do Ceará, identificadas no diagnóstico por seus bons resultados no Ensino Fundamental, serão reconhecidas com selos de qualidade. O levantamento contou com a participação de servidores do Tribunal de Contas do Ceará, por meio da Gerência de Avaliação de Políticas públicas, ligada a Secretaria de Controle Externo. O evento ocorrerá em uma transmissão on-line na página do CTE-IRB no Youtube.

Para realizar o mapeamento dessas redes de ensino e identificar práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas, o diagnóstico contou com o trabalho de 28 Cortes de Contas. No TCE Ceará, equipe da Gerência de Avaliação de Políticas Públicas foi responsável pela operacionalização deste projeto. Foram realizadas entrevistas in loco com os principais atores da educação municipal nas redes selecionadas pelo IEDE, dentre aquelas que apresentavam bons indicadores. Neste contexto, foram entrevistados alunos, pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e Secretários de Educação, por meio de visitas em Escolas da zona urbana e rural dos municípios selecionados.

As redes identificadas no diagnóstico serão reconhecidas com selos de qualidade, que variam segundo os critérios educacionais atingidos. Há três opções de selos: Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.

O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que o objetivo é apresentar as ações comuns que possam servir de inspiração e de referência para outras redes. “Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”.

A iniciativa tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).