Tecnologia da Informação

TCE Ceará participa de primeira reunião online dos Membros do Comitê Gestor de TI dos Tribunais de Contas

15-07-20

A primeira reunião do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação aconteceu na última sexta-feira (10/7), por meio da plataforma teams. O Comitê surgiu de uma iniciativa em rede dos próprios Tribunais de Contas que se reuniram no Rio de Janeiro em 2019 e decidiram pela criação dos Grupos de Trabalho nas áreas de Inteligência Artificial, Análise de Dados, Negócios, Governança & Compliance e Segurança da Informação.

O encontro online foi aberto pelo assessor da Presidência do Comitê, Pedro Vieira (TCM-BA), que destacou o objetivo do Comitê em integrar e fortalecer os setores de TI. Em seguida, Fabio Xavier (TCE-SP) apresentou a estrutura do Comitê, nos termos da sua Portaria de criação e a divisão dos membros para os Grupos de Trabalho. O Secretário de Tecnologia da Informação do TCE Ceará, Alexandre Silva, faz parte do Grupo de Trabalho na área de Análise de Dados. 

Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, o grupo atuará por meio de representação no Grupo de Estudos da LGPD coordenado pelo presidente do TCE Tocantins, Severiano Costandrade, e que está vinculado ao Comitê de Gestão da Informação. O diretor de Tecnologia da Informação (DTI) do TCE/SC, Wallace da Silva Pereira, destaca a importância de um debate com os jurisdicionados sobre o impacto da lei em todas as instituições, além de dar ênfase para a questão relacionada à segurança dos dados.

Os participantes da reunião virtual debateram sobre as possíveis ações do Comitê, destacando os pontos fortes e de melhorias nos setores de TI de seus Tribunais, visando alcançar o objetivo do Comitê – integração e fortalecimento entre setores de TI.

A Coordenadora Geral do Instituto Rui Barbosa, Crislayne Cavalcante, explicou o papel de articulação da unidade de apoio à Presidência do IRB e apresentou as demandas do IRB, das outras instituições e Comitês como, Webservices, Ações conjunta com ATRICON, Demandas Nacionais, Acordos e novos Convênios.

Os grupos de trabalho são divididos em:

1. Inteligência Artificial - Francisco de Assis dos Santos Júnior (TCE-TO), Marcelo de Oliveira (TCM-GO) e Fabio Motta Scisinio Dias (TCE-RJ);

2. Análise de Dados - Licardino Siqueira Pires (TCE-GO), Alexsandre Silva (TCE-CE) e Marcelo de Oliveira (TCM-GO);

3. Negócios - Alexsandre Silva (TCE-CE), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC);

4. Governança - Douglas Avedikian (TCE-MS) e Ana Carolina Chaves Machado de Morais (TCE-PE), Fabio Correa Xavier (TCE-SP) e Cristiana Siqueira (TCE-MG);

5. Segurança da Informação - Francisco de Assis dos Santos Júnior (TCE-TO), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC).

Com informações do Comitê Gestor de TI dos Tribunais de Contas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.