Transição governamental

I Seminário virtual do TCEduc 2020 aborda “Aspectos Práticos da Gestão de Pessoal”

10-09-20

Evidenciar os aspectos e recomendações alusivos ao último ano de mandato de administradores públicos e às transições de governos municipais. Esse é um dos objetivos da edição 2020 do TCEduc, que está sendo realizado de forma online. Nesta quinta-feira (10/9), foi realizado o I Seminário Virtual TCEduc 2020, que discutiu o tema “Aspectos Práticos da Gestão de Pessoal: final de mandato e transição de governos”.

Promovido pelo TCE Ceará e coordenado pela Escola de Contas e Gestão, Instituto Plácido Castelo (IPC), o seminário foi transmitido pelo YouTube do IPC. A abertura foi feita pela diretora executiva do Instituto, Hilária Barreto.

Para ela, “o IPC se adaptou e fez uma remodelagem necessária, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, dando continuidade à disseminação de informações e todo o conhecimento para as administrações nos encerramentos de mandatos”. Hilária também apresentou um breve histórico das edições anteriores do TCEduc, bem como outras iniciativas promovidas pela Escola de Contas.

Para discutir a temática, os palestrantes do I Seminário Virtual foram os servidores da gerência de Fiscalização de Pessoal do TCE Ceará, Elano Lima (gerente) e Rafael Brandão, com mediação do coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.

Elano apresentou um contexto da atuação da Gerência junto aos gestores públicos, que visa resguardar o interesse público. “Todas as alterações impactam diretamente nas atividades do Tribunal. Estamos atentos, precisamos passar as orientações e o TCEduc é uma excelente oportunidade para capacitar sobre o fim de mandato e transição de governos”, destacou.

Endossando a fala do colega, Rafael Brandão ressaltou que “a função de orientar se complementa com a função de fiscalizar. A transição pode ensejar situações que o Tribunal deve estar atento e a orientação auxilia para evitar que situações problemáticas aconteçam. Nesse ano, o cenário é mais complexo e nos traz uma responsabilidade ainda maior”.

O segundo seminário acontecerá no dia 17/9, das 9h30 às 12h, com o tema “Obras e Serviços de Engenharia: recomendações práticas na transição de governos”. Em 24/9, a terceira etapa apresentará “O controle social na transição governamental”.

Para finalizar, o quarto seminário acontecerá no dia 1º/10, com a temática “Atos práticos de gestão e finanças públicas na transição de governos”. As inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no portal do IPC, com direito a certificado de participação.

Cartilha sobre transição governamental

Na ocasião, foi lançada a cartilha “Principais aspectos e recomendações alusivas ao último ano de mandato e às transições de governos municipais”. A publicação reúne informações relevantes acerca dos principais aspectos e recomendações alusivas ao último ano de mandato e às transições de governos municipais.

A ideia é que a cartilha contribua para incentivar boas práticas por todos que assumiram o compromisso com o eleitor, promova a governança e estimule iniciativas transparentes, eficientes e responsáveis. O conteúdo foi elaborado por técnicos do TCE Ceará, com produção gráfica da Assessoria de Comunicação Social.

Clique e acesse a cartilha na íntegra.

Confira a programação dos próximos seminários:

– Seminário 2: 17 de setembro
Inscrição: 8/9 a 17/9
Tema: Obras e Serviços de Engenharia: recomendações práticas na transição de governos
Instrutores: José Almir da Silva e Wanda Murta

– Seminário 3: 24 de setembro
Inscrição: 14/9 a 24/9
Tema: O controle social na transição governamental
Instrutores: Virgílio Freire

– Seminário 4: 1º de outubro
Inscrição: 21/9 a 1º/10
Tema: Atos práticos de gestão e finanças públicas na transição de governos