Gestão da informação

Livro sobre transparência dos municípios cearenses em portais eletrônicos é lançado em evento virtual

24-09-20

“Modelagem de transparência digital e sua aplicação em portais eletrônicos do setor público”. Esse é o título do livro lançado em evento virtual da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), nesta quarta-feira (23/9), por meio do seu canal do YouTube. A obra é de autoria do analista de Controle Externo, Gleison Mendonça Diniz, fruto de sua tese de doutorado.
 
Na oportunidade, o servidor foi prestigiado pelos conselheiros do TCE Ceará, Edilberto Pontes (vice-presidente) e Alexandre Figueiredo (diretor-presidente do IPC), além do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha. O momento foi conduzido pelo coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.

O vice-presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes, destacou que “lançar um livro é sempre uma ótima notícia. O conceito de transparência acompanhou a tecnologia e a obra acompanha essa atualização. Possui uma metodologia que pode ser aplicada nos Tribunais de Contas e é uma grande contribuição para o controle externo”, pontuou. O diretor-presidente do IPC, Alexandre Figueiredo, reforçou que o livro “é uma referência para a administração pública, pois a transparência é instrumento atual e mais importante para o poder público”.

Para o autor da obra, que também é assessor administrativo da Vice-Presidência do Tribunal, “o livro é uma ótima oportunidade de reflexão da gestão pública acerca de assuntos e informações cotidianas, que precisam ser continuamente divulgadas via portais eletrônicos para se atingir um nível de excelência da administração pública, no que concerne à transparência digital”, ressaltou Gleison Diniz.
 
A obra

Publicado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas do Estado do Ceará (Inesp), o livro consiste na análise da gestão da informação dos municípios cearenses, com amparo em um modelo de análise da transparência digital em portais eletrônicos.

Os dados foram coletados nos sites ativos dos municípios, correspondendo a 157 portais eletrônicos, baseados em um roteiro de observação para navegação orientada nas páginas, e de realização de entrevistas junto a gestores públicos.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.