Atendimento ao cidadão

Experiência da Ouvidoria do TCE Ceará durante a pandemia é compartilhada em encontro nacional virtual

10-11-20

Nesta segunda e terça-feira (9 e 10/11), foi realizado o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil, versão de 2020. O evento, no dia 10, teve como um dos convidados o assessor administrativo da Ouvidoria do TCE Ceará, Virgílio Freire, que apresentou a temática “As Ouvidorias em tempo de Calamidade: oportunidade para se redesenhar”.

A mesa foi compartilhada com o ouvidor do TCE Espírito Santo, conselheiro Sebastião Ranna, e presidida pelo conselheiro do TCE Tocantins, Manoel Pires. Na ocasião, foram compartilhadas as experiências do TCE Ceará e resultados auferidos durante o período de pandemia, em sua fase mais aguda, de abril a junho deste ano, ocasião em que toda a equipe desenvolveu suas atribuições de forma remota.

Virgílio Freire destacou algumas premissas para a atuação integrada, como iniciativa, assertividade, proatividade, e empatia. “A Ouvidoria precisou despertar possibilidades de criar meios, mecanismos e uma estrutura que não nos permitisse sofrer descontinuidade. Nós tínhamos o desafio de manter a qualidade das atividades e dos serviços, bem como dar o devido retorno para a sociedade, jurisdicionados e aos gestores”, destacou.

O Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil contempla as melhores práticas no âmbito das Ouvidorias e Corregedorias das Cortes de Contas do país. O evento é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do TCU.

Participação do TCE Ceará

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ouvidoria do TCE Ceará participou do evento, apresentando suas vivências: em 2018, na cidade de Maceió/TCE-AL, apresentou case de sucesso com o tema “A atuação da Ouvidoria junto às Comissões de Licitações Municipais” e, na versão de 2019, na cidade de Cuiabá/TCE-MT, expôs a prática exitosa com capacitação que alcançou os 184 municípios cearenses distribuídos em 21 regiões, com a temática “O Papel dos Ouvidores e a Humanização no Serviço Público”.

Assista aqui o evento na íntegra.