prestação de contas

Sistema Ágora, do TCE Ceará, é apresentado em Fórum Permanente de Controle Interno

17-03-21

O presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, participou na manhã desta quarta-feira (17/3), da abertura do Fórum Permanente de Controle Interno, iniciativa da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que teve como tema “Contas de Gestão 2020”.

“Parabenizo a CGE pela iniciativa e longevidade do evento, que chega à 47ª edição. O tema deste ano é de grande relevância, e uma das atribuições do Tribunal. Vamos apresentar o Sistema Ágora, uma iniciativa ainda na gestão do conselheiro Edilberto Pontes, e pelo qual os gestores estaduais encaminham, de forma eletrônica, as prestações de contas anuais ao TCE”, ressaltou Valdomiro Távora.

Ainda na abertura, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a importância do tema. “A prestação anual de contas da gestão é um processo muito importante para o estado, onde a CGE, como órgão central de controle interno, atua ativamente. Desta forma, nós estamos sempre buscado aperfeiçoar as nossas ferramentas de trabalho e capacitar os profissionais atuantes no processo a fim de gerar melhores resultados”.

Durante o webinar, a diretora de Contas de Gestão Estadual do TCE Ceará, Luciana Queiroz, apresentou a ferramenta de prestação de contas de gestão estaduais. “O sistema Ágora é responsável pela automatização dos dados e peças processuais que integram os processos de prestação de contas anuais”.

Na programação, o coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, e o orientador da Célula Informações de Controle, Marcos Nagaki, apresentaram informações pertinentes ao RCI-Gestão, como o processo elaboração do documento e a Inserção de documentos do Controle Interno no Sistema Ágora. Já a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, e a articuladora, Emiliana Leite, apresentaram uma análise das trilhas de auditoria utilizadas no processo de prestação de contas.

O Fórum contou com mais de 200 participantes, atuantes nas áreas administrativo-financeira, desenvolvimento institucional e planejamento e jurídica do Estado. Para acessar as apresentações dos Fóruns, clique aqui.

Saiba mais informações sobre a prestação de contas por meio do Sistema Ágora.

* Com informações da CGE-CE.