Capacitação

Instituto Plácido Castelo oferece curso sobre o funcionamento do Plenário Virtual do TCE Ceará

09-08-21

Buscando proporcionar aos servidores do TCE Ceará, os seus jurisdicionados e à sociedade conhecimentos práticos sobre o Plenário Virtual, o Instituto Plácido Castelo (IPC) promove o curso “Plenário Virtual do TCE Ceará – Uma abordagem prática”. Na capacitação, será abordado desde o funcionamento do processo de abertura até o encerramento das sessões, bem como as ações disponíveis para cada perfil de usuário. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro, através do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no site do IPC.

O curso terá carga horária de 16 horas, distribuídas em três módulos, na modalidade de ensino a distância. As aulas iniciarão no dia 6 de setembro, finalizando dia 27 do mesmo mês. Os responsáveis por ministrar o curso serão os instrutores Marcelo Gondim Picanço, secretário de Sessões, e Raquel Almeida Brasil, gerente de Apoio às Câmaras.

O conteúdo do curso está distribuído da seguinte forma:

Modulo I:
1. Introdução;
1.1 Concepção;
1.2 Regulamentação;
1.3 Implementação.

Modulo II:
1. Usuários;
1.2 Perfis de usuários;
1.3 Ações disponíveis ao perfil de cada usuários.

Módulo III:
1. Timeline da sessão em ambiente virtual;
1.1 Elaboração e publicação da pauta;
1.2 Preparação da Sessão Virtual;
1.3 Solicitação de sustentação oral;
1.4 Fase de execução da Sessão Virtual;
1.5 Fase de encerramento da Sessão Virtual;
1.6 Fluxo de aprovação das atas das Sessões.

Sistema Plenário Virtual

O Plenário Virtual do Tribunal de Contas do Estado do Ceará foi desenvolvido em 2019 para dar celeridade julgamento de processos do Pleno e das Câmaras. Utilizando uma tecnologia moderna de forma transparente a todos os envolvidos nos julgamentos, a plataforma é adaptável aos diversos perfis envolvidos: sociedade, conselheiro, relator, presidente da sessão, procurador, procurador-geral de contas e secretaria.