TCE Ceará participa de webinário sobre Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito

21-09-21

O Tribunal de Contas do Ceará foi um dos órgãos participantes no webinário sobre a Integração dos Municípios ao Sistema de Trânsito Nacional, ocorrido na manhã desta segunda-feira (20/9), numa iniciativa do Ministério Público do Estado (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).

A videoconferência teve como objetivo apresentar o cenário do trânsito cearense, o seu impacto na área da saúde; a política estadual de incentivos fiscais e premiações, as facilidades para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e o caso bem-sucedido da operacionalização e fiscalização do trânsito de Fortaleza, para o conhecimento das boas práticas e troca de experiências entre os órgãos participantes.

O TCE Ceará foi representado pelas servidoras da Gerência de Avaliação de Políticas Públicas (GEAPP), Giovanna Adjafre e Priscilla de Castro, que apresentaram o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e as possibilidades de coleta de dados primários de trânsito para os participantes do Seminário Virtual.

“Foi uma excelente oportunidade para aprofundar o conhecimento e compreender os efeitos que a má condução da política nacional de trânsito pode ocasionar na vida do cidadão, assim como os respectivos impactos financeiros aos cofres públicos. Neste contexto, restou clara a importância da integração dos municípios ao Sistema de Trânsito Nacional como forma de minimizar o número de acidentes e suas consequências, assim como aconteceu com Fortaleza, que adotou práticas muito exitosas e vem sendo referência no Brasil. Foi muito interessante perceber que o Tribunal poderá se inserir no movimento de cooperação comandado pelo Ministério Público estadual mediante o uso da tecnologia desenvolvida no âmbito do IEGM quanto à coleta de informações municipais a cada ano”, destacou Giovanna Adjafre.

Também participaram do webinário, representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Suspesp), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Instituto Dr. José Frota (IJF), Observatório Nacional de Segurança Viária; Assembleia Legislativa do Ceará e do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE).

* Com informações e imagens do MPCE e Aprece.