“A avaliação de políticas públicas é um tema que vem sendo bastante debatido, em vários fóruns nacionais e internacionais e, neste ano, passou a integrar a Constituição Federal, por meio da Emenda nº 109/2021. Trata-se de um tema complexo e de cunho multidisciplinar, logo, a importância de um evento que reúna especialistas de várias áreas”. Foram com estas palavras, feitas pelo vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que se iniciou a 14ª edição do TCE Debate, realizada nesta sexta-feira (22/10), em formato virtual, com transmissão pelo canal oficial do órgão no YouTube, e organizado pelo Instituto Plácido Castelo (IPC).
O encontro contou com apresentações da Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Kerches da Silva Leite; da Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacheriene; e do Professor Doutor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Marco Antônio Carvalho Teixeira; e mediação do conselheiro Edilberto Pontes. O evento pode ser visto no seguinte link.
Com formação jurídica, Ana Carla Bliacheriene apontou aspectos ligados à aplicação da Emenda Constitucional nº 109 pelos operadores de direito e ressaltou a importância do fortalecimento do sistema de controle interno, especialmente, em âmbito municipal. “A maior parte das políticas públicas são municipalizadas, logo, dever haver preocupação com o controle interno. E muitos municípios possuem controle interno mal estruturados, apenas existentes na formalidade”, afirmou a professora.
Para Marco Antônio Teixeira, doutor em Ciências Sociais e professor dos cursos de Administração Pública e Administração de Empresas da FGV, a democracia aumenta a demanda por accountability e maior transparência na gestão dos bens públicos e, nos últimos anos, houve a ampliação do papel das instituições de controle e de sua capacidade de diálogo com a sociedade. “Estas instituições são órgãos com múltiplas funções, natureza gerencial, natureza política e natureza avaliativa, sendo esta a mais importante”. E complementa: “A avaliação é um instrumento fundamental, pois sinaliza não apenas a entrega da política pública, mas também o resultado governamental”.Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.