publicação

Conselheiro Edilberto Pontes lança livro “Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis”

11-11-21

“Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis” é o título do novo livro do conselheiro, Edilberto Carlos Pontes Lima, vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará, lançado na tarde desta quinta-feira (11/11), durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa (PB), até esta sexta-feira (12/11).

Publicado pela Editora Fórum, “o livro tem o objetivo de analisar a democracia e o federalismo em conjunto, estudando, contudo, os fenômenos separadamente. Ao debater o federalismo, o livro busca aprofundar as controvérsias sobre democracia, déficit democrático, centralização e descentralização”, destaca o Edilberto Pontes.

Segundo Ana Carla Bliacheriene, Profa. Dra. da Universidade de São Paulo (USP), “o livro foi escrito num momento em que pensamos e repensamos o papel do Estado na sociedade e a distribuição de competências entre os entes federativos. É obra importante que nos redime a todos do dever de pensar a federação no limiar do século XXI”.

“Este livro chega em um bom momento para provocar um debate sobre a primeira vez em que ocorreu uma grande mudança nos 130 anos do período republicano”, destacou Fernando Rezende, Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Raul Velloso, PhD em Economia pela Universidade de Yale e consultor econômico, ressalta que a obra é instigante, e que Edilberto Pontes envereda por caminhos teóricos complexos para, ao final, aplicar teses discutidas ao caso brasileiro recente. Recomendo uma leitura atenta deste trabalho de pesquisa e de busca de soluções para alguns dos difíceis problemas enfrentados no mundo de hoje.”

Sebastião Helvecio, Doutor em Saúde Pública e conselheiro do TCEMG, reforça a importância de zelar sobre o princípio federativo, pilar essencial à democracia.” Para José Maurício Conti, professor da Faculdade de Direito da USP, “a obra de Edilberto Pontes ilumina o tema e permite compreendê-lo, inclusive em relação aos problemas que estão sendo agora enfrentados.”

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.