pesquisa

Versão inicial do Painel Informativo Monitor Fiscal é apresentada em evento virtual

22-11-21

Ocorreu nesta sexta-feira (19/11) o 2º encontro do Monitor Fiscal TCE Ceará, realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Plácido Castelo (NUPESQ/IPC). Na oportunidade, foi apresentada a versão inicial do Painel Monitor Fiscal, ferramenta de consulta de dados sobre a gestão pública. O evento contou com a participação do Editor de Negócios do Sistema Verdes Mares, Victor Ximenes, e do Diretor de Contas de Governo do TCE, Genisson Sales Lins, como debatedores; e foi mediado pelo Coordenador Adjunto do NUPESQ, Raimir Holanda. A transmissão do evento ocorreu pelo canal do Instituto Plácido Castelo (IPC) no YouTube.


Raimir Holanda deu as boas-vindas e informou que o conteúdo das apresentações dos pesquisadores estaria presente no Boletim de Conjuntura Macrofiscal, uma das principais publicações do Núcleo. “O projeto Monitor Fiscal tem como meta fazer o acompanhamento das principais variáveis macrofiscais do estado do Ceará; e realizamos estes encontros exatamente para promover e discutir as informações e as visões de cada um dos nossos pesquisadores”, explicou Raimir.
 

O cientista de dados do Monitor Fiscal, Magno Prudêncio, apresentou a primeira versão do Painel Monitor Fiscal. Por meio desta ferramenta, é possível realizar consultas sobre várias categorias financeiro-econômicas envolvendo o estado do Ceará (incluindo municípios) e as demais unidades da federação, a partir de dados dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária e dos Relatórios de Gestão Fiscal. “O Painel é uma ferramenta visual sobre a gestão pública, que inclui dados macroeconômicos das unidades da federação”, informou Magno. A disponibilização oficial do Painel será informada pela equipe do NUPESQ.

                                    

Victor Ximenes apontou que o Painel Monitor Fiscal será uma ferramenta muito importante para a imprensa, apresentando visual bastante intuitivo para os usuários, inclusive para jornalistas. “Esta versão inicial do Painel mostra que o Ceará está, realmente avançado na questão da inteligência de dados e na transparência também”, apontou Victor.


Para Gennison, o conteúdo produzido pelo Monitor Fiscal pode ser aproveitado pelas unidades do órgão técnico do TCE, até pelo fato de “muitas informações apresentadas são tratadas nos relatórios produzidos”. E complementa: “O intuito do Tribunal é agregar as informações o máximo possível”.


O encontro também contou com as participações dos pesquisadores Jaime de Jesus (professor da Universidade Federal do Ceará – UFC), Sarah Mesquita (professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE), Sérgio Cardoso (professor da UFC) e Paulo Matos (Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC/UFC), que explicaram a situação da receita, despesa, previdência e da dívida pública do governo estadual, respectivamente.


O Projeto Monitor Fiscal é desenvolvido pelo TCE Ceará com a parceria da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), através do Programa Cientista-Chefe.


Nupesq publica mais uma edição do Relatório de Monitoramento Fiscal – Despesas


O NUPESQ/IPC, por meio do Projeto Monitor Fiscal, publicou mais uma edição do Relatório de Monitoramento Fiscal – Despesas (nº 2021/06). Dentre os destaques desta publicação, está a contextualização da situação da despesa do Estado do Ceará (em valores correntes e em termos per capita) e a comparação com os demais entes federativos, incluindo o Distrito Federal. As despesas do Governo do Estado do Ceará são, ainda, objeto de estudo em um exercício de previsão que permite monitorar uma evolução esperada dois anos à frente, ou seja, até junho de 2023.


Para acessar o Relatório na íntegra, basta acessar o site do NUPESQ. Neste espaço, é possível encontrar os demais documentos produzidos pelo Núcleo, como o Relatório anterior sobre a despesa, que foi publicado em maio de 2021.

 


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.