Instituto Plácido Castelo oferta cursos a distância com eixos temáticos variados

15-03-22

Contemplando os temas análise de dados com o Excel, planejamento financeiro e Lei de Acesso à Informação, a Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), oferece cursos para servidores, membros, jurisdicionados e sociedade. As inscrições podem ser efetuadas até dia 30 de março, através do Sistema de Gestão Educacional (Siged). As formações serão realizadas em abril, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Ministrado por Márcio Bernardine Xavier, mestre em computação aplicada, o curso “Excel Avançado Aplicado à Análise de Dados” objetiva contribuir com a otimização de conhecimentos relacionados as funcionalidades do programa. Possui quatro módulos de conteúdo dispostos em 20 horas totais, com início em 4 de abril e finalização em 2 de maio.

Durante o mesmo período será ofertado o curso “Aspectos do Planejamento Financeiro”, com apresentação de Adolfo Dantas, secretário adjunto de Controle Externo no TCE Ceará. A formação possui quatro módulos, e sua programação está descrita no Siged. Tem por finalidade capacitar os participantes a aplicar os principais conceitos relacionados ao planejamento de obras públicas, custeadas com recursos estaduais e municipais, além de instruir sobre como preencher os requisitos mínimos para fundamentar pleitos de captação desses recursos.

O curso “Ética, Controle Social e a Lei de Acesso à Informação” será ministrado por Felipe Koury, Wesmey da Silva e Pedro Henrique Camelo, servidores do TCE Ceará. A capacitação também é dividida em quatro módulos, abordando assuntos como estrutura da administração pública, publicidade dos atos públicos ética e responsabilidade social, entre outros. Será realizado durante o mesmo período dos outros cursos citados.

A oferta de cursos do TCE Ceará, por meio do IPC, faz parte de uma série de iniciativas pedagógicas a distância realizadas pelo Instituto, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e a sociedade em geral, sobre temas pertinentes à administração pública.