A aula inaugural do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público, iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Universidade de São Paulo, por meio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAUSP), foi realizada na noite desta quinta-feira (12/5), na sede do Tribunal de Contas do Ceará, com transmissão simultânea pelo canal do IRB no YouTube.
O momento foi aberto com a saudação do presidente do TCE eará, conselheiro Valdomiro Távora. “Para nós, que fazemos este Tribunal, é de grande importância vivenciarmos esse momento em que podemos promover, a vocês, o acesso a um curso dessa relevância. […] Assim, mantemos atualizado o conhecimento e desenvolvemos competências para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada das políticas públicas”, enfatizou, desejando sucesso aos futuros especialistas.
O presidente do IRB e vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, explanou sobre o processo de inovação e seus benefícios, como o progresso do país. Porém, destacou que o alto custo e o poder de saturação acelerado, além dos riscos que devem ser enfrentados. Ao apontar a diferença entre inovar e adotar procedimentos modernos, o conselheiro Edilberto Pontes exemplificou o aplicativo Uber (inovação) e citou o Plenário Virtual do TCE Ceará (adoção), que ‘copiou’ modelo já existente e adaptou à realidade para julgamento de processos na Corte, “o que é legítimo, customizamos o que já existia”.
De forma virtual, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, em sua palestra, destacou a capacidade de adaptação do mundo real, quando o assunto é inovação, criação, dando como exemplos as novas legislações e resultados de julgamentos realizados pela Corte de Contas da União.
A aula inaugural do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público – edição 2022 foi concluída com debate e esclarecimentos de dúvidas. O curso, que já conta com 145 especializandos, dentre eles o Analista de Controle Externo do TCE Ceará, Daniel Façanha, ainda está aberto para inscrições. Os interessados podem acessar o website do MBA no endereço eletrônico: www.mbauspauditoria.com.brRua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.