Em palestra magna, proferida na noite desta segunda-feira (21/11), durante a abertura da 5ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, declarou que as Cortes de Contas precisam ser inovadoras, obviamente, respeitando o princípio da legalidade, mas sem ficarem presos a formalidades. “Nós, do sistema de controle externo, temos a obrigação de que a administração pública avance, que busque o melhor resultado, a melhor performance”, explicou. Para o Ministro, o papel dos Tribunais de Contas em colaborar para o aperfeiçoamento da gestão pública, está relacionado ao seu corpo técnico, formado por carreiras preparadas e respeitadas, como a dos auditores de controle externo.
O evento acontece nesta semana (21 a 25/11), no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), com a presença de auditores e representantes de controle externo de todo país.
Segundo o presidente Valdomiro Távora (TCE Ceará), “é com alegria que recebi o convite de participar do 5º Conacon, edição, esta, especial, visto que comemora o 10º aniversário da ANTC. Aproveito a oportunidade, então, para parabenizá-la pela escolha do tema: ‘Tribunais de Contas e Democracia’, assunto que, tenho certeza, convidará as pessoas aqui presentes ao debate e à reflexão sobre o impacto que as decisões dos Tribunais de Contas causam em outras instituições e nos mais diversos aspectos da vida cotidiana do brasileiro”.
Para celebrar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra –, os auditores Vitor Maciel e Milene Barbosa, relembraram a luta do povo brasileiro em promover o estado democrático de direito, e citaram trechos da obra da escritora brasileira, Conceição Evaristo, e do poeta, Castro Alves.
Também estão previstas oficinas técnicas, no dia 24/11, em temas como receita pública, Tecnologia da Informação e ferramentas de controle, Lei Geral de Proteção de Dados, Controle de Pessoal e Obras Públicas, e uma específica sobre detecção de fraude em licitações, restrita a Auditores de Controle Externo. Na sexta-feira (25/11), será realizado o Encontro Técnico dos Auditores de Controle Externo (Enacon).
O Congresso é realizado pela ANTC e conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas do Ceará, da Assembleia Legislativa, do Instituto Não Aceito Corrupção e da Secretaria de Turismo do Ceará.Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.