Tribunais de Contas fortalecem Fiscalização para obras da Copa 2014

25-01-11

Com uma programação que constou de visita às obras do novo Estádio Castelão e exposição de um cronograma de fiscalização das obras para a Copa de 2014 no Ceará, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), os Tribunais de Contas da União (TCU) e dos Municípios (TCM-CE) fortaleceram nesta terça-feira (25) as atividades a serem desenvolvidas para a correta aplicação dos recursos públicos quanto ao Mundial.

 

Castelao01

 

As atividades dão continuidade às ações desenvolvidas pelas Cortes de Contas desde 2009. Liderados pelo relator dos processos referentes à Copa 2014 no TCU, ministro Valmir Campelo, conselheiros e servidores do TCU, TCE-CE e TCM-CE acompanharam exposição do secretário especial para a Copa 2014 do Governo do Estado, Ferrucio Feitosa, na sede da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte).

 

Castelao02

O secretário expôs o cronograma das atividades relacionadas ao Mundial e já iniciadas pelo Governo, no que se refere ao novo Castelão e ao seu entorno. A atividade foi acompanhada também pelo titular da Sesporte, Gony Arruda.

 

O ministro Valmir Campelo destacou que tem mantido contatos com governadores e membros dos Tribunais de Contas dos 12 estados nos quais serão realizados jogos da Copa 2014. Nestas oportunidades, frisou ter alertado aos membros do Poder Executivo e das Cortes de Contas sobre eventuais atrasos nas obras decorrentes do descumprimento das normas previstas no Caderno de Encargos da Federação Internacional de Futebol (Fifa). "Estamos tratando de investimentos do porte de R$ 1,4 bilhão e o importante é o que vai ficar para o Ceará em decorrência disto", frisou.

 

Segundo afirmou o presidente do TCE-CE, conselheiro Teodorico Menezes, o Tribunal já iniciou suas atividades de fiscalização, por meio da comissão técnica de fiscalização e acompanhamento das obras de 2014, coordenada pelo servidor Oscar Feitosa. "A comissão acompanha se todas as obras estão sendo feitas a contento", frisou.

 

Oscar Feitosa, por seu turno, destacou que as atividades desenvolvidas pela comissão estarão disponíveis na Internet. As atividades foram encerradas pelo servidor do TCE-CE, Alexandre Saboya, que expôs o cronograma de atividades da comissão aos membros dos Tribunais de Contas.

 

Os conselheiros do TCE-CE, Valdomiro Távora, Pedro Timbó, Alexandre Figueiredo e Edilberto Pontes, participaram das atividades, bem como os auditores Itacir Todero e Paulo César de Souza. O presidente do TCM-CE, conselheiro Manoel Veras, também acompanhou as exposições, ao lado de servidores dos três Tribunais de Contas.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.