Visita Cidadã Guiada

Diálogo sobre administração pública reúne estudantes de Direito no TCE Ceará

28-04-25

O Programa Visita Cidadã Guiada recebeu, nesta sexta-feira (25/4), alunos do 5º semestre do curso de Direito da Universidade 7 de Setembro. O encontro, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), proporcionou à turma uma conversa expositiva sobre conceitos administrativos e a atuação da Corte.

A visita foi iniciada com a apresentação do gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do Instituto Plácido Castelo (IPC), Pedro Henrique Camelo. O servidor explicou o funcionamento da Corte, seus principais serviços e composição. Pontuou também aspectos relacionados à arrecadação e ao uso dos recursos público, além de apresentar a ferramenta Plenário Virtual.

Na ocasião, os estudantes também conheceram detalhes de programas e serviços destinados ao desenvolvimento do corpo funcional da Corte, promovidos pela Secretaria de Administração. “Para além do trabalho-fim da Corte, é necessário promover bem-estar e integrar os profissionais. Cuidar das equipes, da parte técnica, zelar pelas habilidades socioemocionais e pela saúde mental”, destacou Izabele Gomes, psicóloga do TCE Ceará.

Após as apresentações, a turma conheceu a Secretaria de Controle Externo (Secex). O diretor de Contas de Governo, Edmar Firmino, conduziu os alunos pela Secex, explicando as diferenças entre contas de governo e contas de gestão, além de esclarecer outras dúvidas. “A principal curiosidade dos estudantes foi saber como é feito o acompanhamento das contas públicas, no meu caso, das contas de governo. Como se inicia e como será o resultado final”, afirmou.O professor da disciplina Direito Financeiro, Márcio Rodrigues Melo, acompanhou a turma durante a visita. “Uma das temáticas que nós estudamos no Direito Financeiro é o controle externo. Por isso foi proposto fazermos uma visita ao TCE, para complementar o que discutimos em sala de aula sobre gasto público, economicidade e eficiência.”

A estudante Cibele Gadelha afirmou que a visita contribui para ampliar a visão dos alunos sobre o funcionamento de instituições públicas. “Visitas como essa são oportunidades de mostrar como podemos atuar com atividades interdisciplinares, que unem o conhecimento da faculdade com a prática profissional. É uma chance de ver como o órgão funciona e em quais áreas podemos atuar dentro da profissão”.

A colaboradora do IPC, Thaynara Figueiredo, mediou a visita guiada e destacou que a iniciativa “busca apresentar o Tribunal de Contas a estudantes do ensino fundamental, médio e universitários”. As visitas ocorrem quinzenalmente e podem ser agendadas pelo telefone (85) 3488 4855 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.
 

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.