gestão pública

General Sampaio e Tejuçuoca sediam cursos itinerantes do TCEduc 2025

07-05-25

A oitava etapa da edição 2025 do TCEduc teve início nesta terça-feira (6/5), com o intuito de orientar gestores públicos e sociedade civil sobre temas relacionados à administração pública. Os municípios de General Sampaio e Tejuçuoca sediaram as atividades do programa de educação continuada do Tribunal de Contas do Ceará, conduzido pelo Instituto Plácido Castelo (IPC).

Foram ofertados cursos sobre a “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos” - Lei nº 14.133/2021-, assunto central dos encontros itinerantes. As ações foram ministradas, de forma simultânea, pelo técnico de Controle Externo, Ricardo Dias, em General Sampaio; e pelo servidor da Assessoria de Instrução de Cautelares, Marcello Leite, em Tejuçuoca. Eles destacaram, entre outros tópicos, as mudanças legislativas e as práticas essenciais para a gestão pública.

O instrutor Marcello Leite ressaltou que “essa iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com sua missão pedagógica, conforme estabelecido no art. 173 da Nova Lei de Licitações e Contratos. Ao promover a capacitação de gestores públicos, o TCE Ceará contribui diretamente para o aperfeiçoamento das contratações públicas. É uma ação estratégica que fortalece a governança, a legalidade e a eficiência na administração pública.”


O público de General Sampaio também recebeu as capacitações voltadas às Ouvidorias e aos Conselhos de Políticas Públicas.

Orientações sobre os canais de comunicação entre cidadãos e gestores, com foco na transparência e no diálogo, foram abordadas pela servidora da Ouvidoria do TCE Ceará, Cristiana Coelho Cintra, e pelo colaborador José Venício. A oficina “Ouvidorias Municipais em Processo de Inovação” ocorreu em uma sala exclusiva para profissionais dessa área de atuação.

Já o gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Henrique Camelo, foi o responsável pelo curso “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas – Conselhos de Políticas Públicas”. O intuito é fortalecer a participação da sociedade na fiscalização e no acompanhamento da administração pública.

O TCEduc chegará, ainda nesta semana, aos municípios de Pentecoste e Apuiarés, na quarta-feira (7/5); e São Gonçalo do Amarante e São Luís do Curu, na quinta-feira (8/5). Para os Conselhos de Políticas Públicas e as Ouvidorias, as atividades ocorrerão em Pentecoste e São Gonçalo do Amarante. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do IPCeduc, sistema de gestão educacional do TCE Ceará. Confira os locais das capacitações:
 
Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

7/5

* Pentecoste: Escola Francisco Sá (Av. Dr. José de Borba, nº 472)
* Apuiarés: Câmara Municipal (Rua Luís Carneiro de Azevedo, s/n)

8/5

* São Gonçalo do Amarante: Auditório da Câmara Municipal (Av. Prefeito Maurício Brasileiro, s/n°, Liberdade)
* São Luís do Curu: Auditório da Câmara Municipal (Rua Alameda Francisco Castro Filho, n° 21, Centro)

Conselhos de Políticas Públicas: Controle Social e Transparência e Ouvidorias Municipais em Processo de Inovação

7/5 – Pentecoste: Escola Francisco Sá (Av. Dr. José de Borba, nº 472)
8/5 – São Gonçalo do Amarante: Auditório da Câmara Municipal (Av. Prefeito Maurício Brasileiro, s/n°, Liberdade)

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.