Programas de comunicação

Trabalhos de transparência e responsabilidade socioambiental são destaques no Acontece TV e Conexão Cidadão

04-02-26

Os programas de comunicação do TCE Ceará apresentam reportagens e entrevistas sobre as principais notícias institucionais. Capacitações, ações de sustentabilidade e Primeira Infância são os principais temas do Acontece TV desta semana. Já o videocast Conexão Cidadão traz como tema o desenvolvimento infantil, e explica como os recursos públicos estão sendo transformados em serviços para essa parte da população.

Como parte das ações do programa Carnaval Transparente 2026, seguem abertos os formulários eletrônicos para preenchimento dos gestores municipais. É obrigatória a declaração dos gastos pelos municípios que pretendem realizar eventos festivos entre 13 e 22 de fevereiro. As contratações já realizadas têm prazo útil de cinco dias para serem declaradas, e as novas devem ser informadas no primeiro dia útil após a assinatura dos contratos.

Está disponível o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2025-2026, que tem por objetivo promover a gestão eficiente dos recursos materiais e operacionais do TCE Ceará. A criação, validação e implementação da norma promovem o uso racional e eficiente dos recursos internos e do consumo institucional por meio de diretrizes, indicadores e metas claras e objetivas. É possível acessar o PLS no site do TCE Ceará.

A entrevista da semana detalha a auditoria operacional realizada pelo TCE Ceará que avaliou os programas de visitas domiciliares “Criança Feliz” e “Saúde da Família”. A iniciativa tem como público-alvo a primeira infância, e os convidados são os servidores da Secretaria de Controle Externo do Tribunal, Sérgio Mororó e Rafael Brandão, integrantes da equipe de fiscalização. 

Direcionados aos servidores de entidades públicas e à sociedade civil em geral, os cursos online do IPC estão com inscrições abertas. Os interessados podem acessar formações em diversas áreas, como licitação pública, gestão, contabilidade e outros. Todas as capacitações estão disponíveis no site IPCeduc.

Videocast Conexão Cidadão
O programa Conexão Cidadão explica a avaliação das visitas domiciliares no Ceará. Trata-se da auditoria feita pelo TCE Ceará dos programas “Criança Feliz” e “Saúde da Família”. Os entrevistados são os servidores da Diretoria de Fiscalização de Atos de Gestão I do Tribunal, Sérgio Mororó e Rafael Brandão.


As edições do Conexão Cidadão são exibidos semanalmente na Rádio Alece FM – 96.7 MHz  (emissora da Assembleia Legislativa do Ceará) todas as sextas-feiras, às 7h da manhã, e na Rádio Fortaleza – FM 90.7 (Câmara Municipal de Fortaleza), também às sextas, nos horários de 9h30 e 20h, e às segundas-feiras, no horário de 20h.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.