gestão pública

Políticas Públicas focadas em resultados efetivos são debatidas no segundo dia do Seminário de Prefeitos 2026

17-06-26

Discussões sobre Políticas Públicas abriram a programação do segundo dia do XIV Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2026, nesta terça-feira (16/6), no Centro de Eventos, em Fortaleza. O Tribunal de Contas do Ceará foi representado pela conselheira Soraia Victor, moderadora do debate.  



“Esse é um evento de extrema importância. São cinco mil inscritos, tendo à disposição palestras sobre diversos pontos que fazem o dia a dia de cada gestor municipal. Para o Tribunal de Contas do Ceará, que tem como matéria-prima da sua atividade a gestão pública para fazer entregas de políticas públicas, quanto mais capacitados eles estiverem, melhor será o resultado para a sociedade”, destacou Soraia Victor.

Os temas debatidos foram “Integridade e Segurança nas Contratações Públicas: Prevenindo riscos na gestão”, com o procurador federal e chefe adjunto da Procuradoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Philippe Magalhães; “Integração Interfederativa e Governança Territorial: Estratégias do Governo do Ceará para Impulsionar o Desenvolvimento Municipal”, com palestra do secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Alexandre Cialdini; “Governança Pública e Segurança Decisória: como estruturar a gestão para prevenir riscos, fortalecer resultados e evitar sanções”, com o procurador do Banco Central do Brasil, João Marcelo Magalhães; e “Improbidade Administrativa e Inelegibilidade: controle externo, responsabilização e segurança decisória na gestão municipal”, com o doutor em Direito Administrativo e membro da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), Ismar Viana.
Na sequência da programação, o TCE Ceará também esteve presente no painel sobre “Iniciativa Fortaleza Compartilhada”, com palestra do coordenador da iniciativa Fortaleza Compartilhada, da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Carlos Bezerra e Silva, e moderação da servidora da Corte cearense, Nathiane Celedônio.
 

Estande do TCE Ceará

Governança e Primeira Infância são os dois temas em destaque no estande do TCE Ceará, nesta terça-feira (16/6). O espaço é destinado às divulgações institucionais da Corte de Contas do Estado.

Pela manhã, o servidor da Secretaria de Governança, Bruno Carneiro, apresentou o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). “Estamos aqui falando sobre a governança do Tribunal de Contas, trazendo assuntos de extrema importância, como o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e o Sistema de Integridade institucional. As ações visam incentivar os gestores e a sociedade civil em geral quanto a importância das práticas de combate à corrupção, a conduta ética e a transparência pública.

À tarde, será realizado um quiz interativo sobre o Pacto Cearense pela Primeira Infância e o Observatório da Primeira Infância. As explicações serão repassadas pelo assessor administrativo da Presidência, Alexandre Correia, e pela técnica de Controle Externo Giovanna Adjafre.

Durante os dois dias do Seminário, as ações da Ouvidoria e do Instituto Plácido Castelo (IPC) também estão sendo divulgadas no estande.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334 / ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.