Comissão Especial apresenta metodologia de trabalho da Operação SWAp II

09-11-12

swap IIA Comissão Especial de Auditoria de Operações de Crédito Externas (COPCEX) – responsável pelas auditorias de recursos de empréstimos internacionais – expôs, nesta sexta-feira (9/11), a metodologia de trabalho utilizada na auditoria externa da Operação SWAp II. A palestra foi realizada em dois turnos, no auditório do Instituto Plácido Castelo (IPC), para o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

 

Proferida pelo Analista de Controle Externo e Coordenador da Comissão, José Alexsandre Fonseca da Silva, com o auxílio na apresentação dos servidores Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior e João Gustavo de Paiva Pessoa, a palestra mostrou cada passo da metodologia de trabalho utilizada, o planejamento exploratório de auditoria, a avaliação dos Controles Internos, execução dos trabalhos, a definição de amostras, elaboração dos relatórios com opiniões dos auditores, assim como monitoramento das recomendações efetuadas.

 

“Nosso trabalho está sendo reconhecido pelo Bird [Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento] e BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]. Isso nos dá vontade de inovar sempre. É motivo de orgulho para nós e para o TCE”, afirmou Alexsandre Fonseca. Segundo ele, “o projeto SWAp II trouxe para o Estado um planejamento financeiro organizado”.

 

“O escopo da nossa auditoria é com os projetos e programas apresentados com o apoio dos recursos de empréstimos internacionais”, explica Alexsandre. No caso de operações como a do projeto SWAp II é o Estado o responsável pela cobrança de pelo menos 70% das ações de planejamento. “O Banco é muito exigente nesse sentido, e é por isso que precisamos avaliar cada setorial com cuidado e atenção”, completa Manuel Rodrigues.

 

Um dos comentários enfatizados pela Comissão foi a surpresa de receber um depoimento do Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia  e Educação Superior (Secitece), Almir Bittencourt. Ele declarou que o que está sendo feito ajuda a fortalecer o trabalho da Secretaria, porque a crítica e o conhecimento externo faz com que as coisas melhorem. “Parabenizo o Tribunal por essa iniciativa, pois agora tenho uma visão mais clara e perceptiva dos problemas reais que estamos enfrentando”, pontuou Almir Bittencourt.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.