Professores do ensino médio da rede pública estadual que ministram a disciplina eletiva Cidadania e Controle Social das Contas Públicas participaram, nesta quinta-feira (3/9), de um curso de formação presencial no Tribunal de Contas do Ceará. Estiveram representados cerca de 28 municípios cearenses, por meio de docentes veteranos e daqueles que vão ministrar o componente curricular eletivo do TCE Ceará pela primeira vez. A iniciativa, realizada pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), promoveu discussões aprofundadas sobre as temáticas que serão abordadas em sala de aula.

Pela manhã, foram aprofundados os temas abordados no livro do componente curricular eletivo do TCE Ceará, desenvolvido por membros e servidores. A organização do estado brasileiro foi detalhada pela assessora da Presidência Simone Aguiar e o controle externo, pelo secretário Marcel Albuquerque. Em seguida, a professora Eloisa Vidal falou sobre a cidadania e o controle social, e a assessora da Presidência Luciana Queiroz trouxe reflexões sobre as políticas públicas baseadas em evidências. Por fim, o acesso à informação e a transparência foram discutidos pela secretária de Governança, Liana Peixoto, e a Rede de Ouvidorias, pela assessora da Ouvidoria Derlange Maia.
A programação também contou com oficinas temáticas e relatos de experiências e práticas com o componente curricular eletivo em sala de aula.
Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334 / 0800 079 6660 / ouvidoria@tce.ce.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.