Sistema de Informações Municipais – SIM

Alinhado com a modernização das atividades do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, e tendo como foco a implementação de metodologias modernas nas atividades de controle externo, no ano de 2002 iniciou-se um projeto pioneiro: o Sistema de Informações Municipais – SIM.

O Sistema consiste, essencialmente, na definição de um padrão e orientações referentes à implantação, padronização, configuração, modulação, formatação dos dados, para que as informações das prestações de contas mensais das administrações municipais sejam registradas em meio informatizado e enviadas ao TCM.

Os dados importados são armazenados em banco de dados e correspondem fiel e integralmente às contas prestadas pelos municípios, sendo preservadas sua origem e integridade, representando os resultados da Gestão Pública Municipal.

Além de subsidiar as atividades de controle externo exercidas pelo TCM, os dados são disponibilizados no Portal da Transparência dos Municípios, para conhecimento e uso pela sociedade e demais órgãos de controle. Dessa forma, o sistema corporativo de recepção de contas públicas leva a informação pública ao usuário principal: a sociedade.

Muitos anos se passaram e o aperfeiçoamento do SIM não para; isso é fruto do continuado processo de modernização e do cumprimento da missão do TCM/CE.

SIMWEB - Clique aqui para acessar o sistema

Documentação e Programas - Clique aqui para acessar a documentação