
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por unanimidade de votos na Sessão presencial desta terça-feira (9/5), julgou pela aprovação da Instrução Normativa (IN) que dispõe sobre a remessa, no âmbito da jurisdição desta Corte de Contas, das informações relativas à gestão fiscal com vistas ao controle instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará decidiu como parcialmente procedente a Representação nº 26664/2018-0, entendendo pela ilegalidade na destinação dos recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para o pagamento de honorários advocatícios, no Município de Ibiapina. Foram aplicadas multas no total de R$ 34,6 mil aos responsáveis.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante a Sessão Virtual do Pleno de 8 a 12/5, conheceu processo de Consulta, respondendo à questão enviada pela Prefeitura de Itapajé (processo nº 04129/2023-0), a respeito da possibilidade de conceder abono (rateio) com “sobras” de recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Os Tribunais de Contas dos Estados do Ceará e do Piauí estão realizando, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/5), na sede do TCE cearense, treinamento híbrido (presencial e a distância) sobre o Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg).
O Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, vai realizar neste mês de maio, mais uma etapa do TCEduc 2023. Desta vez, Ipueiras receberá as ações de qualificação no dia 23, Santa Quitéria será dia 24, e Canindé finalizará as atividades do programa durante o mês, no dia 25. Além das cidades-sede, a população de outros 10 municípios vizinhos terão acesso às formações itinerantes.
A exposição “Mulheres Plurais” já está aberta ao publico, na Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC). A abertura da mostra foi realizada nesta terça-feira (16/5), no hall de entrada do IPC, em um momento de valorização da curadoria, que retrata a representatividade feminina.
Foi realizada, nesta terça-feira (16/5), a reunião de Kick Off [começo], que marca a abertura dos trabalhos relativos ao Termo de Contratação do Serviço de Assistência Técnica, firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA). O objetivo da parceria é analisar as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas brasileiros a respeito das compras públicas feitas pelos órgãos sob suas jurisdições.
O Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF), promoverá a exposição “Mulheres Plurais”, entre os dias 15 de maio e 30 de junho. A mostra terá visitação aberta à sociedade, de 8 às 17h, no Hall da Escola de Contas do TCE Ceará (rua Sena Madureira, 1047 - Centro).
Cinco cursos a distância nas áreas de Gestão Pública e Educação Ambiental estão com as inscrições abertas para o mês de junho: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Gestão de Suprimento de Fundos, Gerenciamento de Risco, Educação e Gestão Ambiental e Inovação no Setor Público. As capacitações são oferecidas pelo Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará.
Acompanhe as novidades do TCE Ceará!
![]()
Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.