Oficina com servidores do TCE Ceará discute o papel dos laboratórios de inovação

11-02-21

Iniciou-se nesta quinta-feira (11/2) a oficina "Let 's Gov” para servidores do  Tribunal de Contas do Estado do Ceará, organizada pelo Laboratório de Inovação em Controle (LIC), vinculado à Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC). Realizada no formato on-line, a capacitação visa atualizar servidores de distintos setores do TCE sobre ferramentas e metodologias dos laboratórios de inovação, bem como apontar caminhos para a disseminação da inovação nos órgãos públicos. As atividades da oficina seguem nesta sexta-feira (12/2), com carga horária total de 8 horas.

A oficina foi conduzida pelo consultor André Tamura, da We Gov, que fez uma apresentação sobre as mudanças tecnológicas ao longo do tempo e discutiu iniciativas de inovação dentro das instituições públicas. Para André, existem distintos níveis de inovação, que podem acontecer individualmente ou de maneira organizacional e sistêmica. Nestes últimos casos, os laboratórios podem ser utilizados como um “hub” dentro das instituições para a criação ou recepção de novas ideias e projetos, com o uso de metodologias de trabalho, como o ciclo de inovação e o “design thinking”.

Além da exposição de conceitos, foram oferecidas atividades práticas aos participantes. Na oportunidade, os presentes puderam discutir os temas abordados, citando, por exemplo, experiências de cunho inovador realizadas pela Corte de Contas, como a maratona tecnológica Hackathon, em 2020, o Manual de Redação e Organização Textual da Secretaria de Controle Externo (Secex), em janeiro de 2020, e a criação e o estabelecimento da parceria entre o LIC e o Íris LabGov (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará), em novembro do ano passado.

Antes da referida oficina, foi oferecido aos participantes o curso “Criação e operação de laboratórios de inovação no setor público”, como etapa preparatória. O objetivo deste curso é apresentar os principais elementos existentes em laboratórios no setor público, em sua implantação e operação. O curso, com carga horária de 12 horas, está na modalidade on-line e auto-instrucional (sem instrutor).

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.