organização

“Execução e monitoramento estratégico” abre a segunda fase do ciclo de planejamento do TCE Ceará 2021-2026

26-05-21

Nesta segunda-feira (24/5), foram iniciadas as ações da segunda fase do ciclo de Planejamento Estratégico 2021-2026, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, com a realização da capacitação “Execução e monitoramento estratégico”.

A abertura, realizada por teleconferência, contou com a participação da conselheira Soraia Victor e da chefe de Gabinete da Presidência, Juliana Lima, representando o presidente Valdomiro Távora, que deram as boas-vindas aos mais de 60 servidores das várias áreas do TCE Ceará.

A conselheira Soraia Victor, que vai acompanhar as atividades previstas para a semana, afirmou que se trata de um evento de grande importância, tendo em vista que os “Tribunais de Contas precisam avançar, levando em consideração as estratégias e a estrutura existente, de forma a responder às demandas da sociedade”.

A chefe de Gabinete da Presidência do TCE, Juliana Lima, apontou que é muito importante pensar no futuro, apesar dos desafios impostos na atualidade. “A palavra do presidente Valdomiro Távora é que sejamos cada vez mais integrados e participativos, com a capacidade de gerar projetos estratégicos viáveis para a instituição”.

As atividades serão desenvolvidas por meio de workshops, no formato virtual através de uma plataforma de videoconferência, conforme explicou o secretário Governança, Auriço Oliveira. “Mais de 60 servidores estarão envolvidos nesta etapa de planejamento. Esta semana, vamos trabalhar na construção de projetos estratégicos para o período 2021-2023 e nossa expectativa é criar uma carteira enxuta de projetos que ofereçam resultados para a instituição”.

O consultor Fábio Araújo Pinheiro, instrutor da capacitação, fez uma breve apresentação da primeira etapa do Planejamento Estratégico 2021-2026, apontando a construção do mapa estratégico e dos valores da instituição: efetividade, inovação, transparência, respeito às pessoas, ética, sustentabilidade e cooperação. De acordo com Fábio, também foram realizadas três pesquisas – interna, com os membros do Tribunal e com os jurisdicionados –, as quais serão distribuídas aos participantes do curso para auxiliar no desenvolvimento das tarefas propostas.

Após a cerimônia de abertura, houve a realização das atividades da Perspectiva Gestão e Inovação, com a participação de servidores do Tribunal, que foram distribuídos em três agrupamentos para discutir os temas Orçamento, Tecnologia e Pessoas.

Também estão previstos encontros dos grupos Controle Externo, Cooperação, Governança, Efetividade e Sustentabilidade – Perspectiva Processos Internos (26/5); Sociedade e Jurisdicionados – Perspectiva de Resultados (27/5); e Consolidação das sugestões de Projetos Estratégicos (28/5).

O Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para o período de seis anos (2021-2026) foi aprovado e instituído por meio da Resolução Administrativa nº 01/2021, com redefinição da identidade organizacional, contemplando o propósito, a missão, a visão, os valores, bem como definidos as perspectivas, os objetivos, os indicadores e o mapa estratégico do TCE Ceará.