A Secretaria de Controle Externo, com o apoio de sua Coordenadoria Técnica, integra os serviços auxiliares do Tribunal de Contas, a qual compete gerenciar a área técnica e executiva de controle externo, em especial:
prestar assessoria jurídica em questões de direito de maior complexidade; fornecer subsídios doutrinários e jurisprudenciais necessários à elaboração de pareceres, certificados ou informações; auxiliar na instrução de processos que envolvam matéria de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial;
elaborar informações em consultas sobre matéria jurídica, formuladas ao Tribunal pelos titulares de órgãos ou entidades sujeitos à sua jurisdição;
preparar planos anuais de inspeções e auditorias para apreciação e aprovação da Presidência;
propor à Presidência a formação de comissões especiais, compostas de servidores de diferentes Inspetorias, para a realização de inspeções e auditorias de maior complexidade e abrangência, inclusive as de natureza operacional; por determinação da Presidência, excepcionalmente, em processos de denúncia, proceder ao exame de matéria jurídica de maior complexidade, sem prejuízo da instrução a cargo da Inspetoria;
preparar os relatórios trimestrais e anuais das atividades do Tribunal a serem enviados à Assembleia Legislativa;
coordenar a análise e elaboração do relatório técnico das Contas do Governo;
desempenhar outras atividades correlatas que lhe sejam atribuídas pelo Presidente ou que constem de ato normativo.